Oresteia I: Agamênmon - Ésquilo

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    Ésquilo em Maratona (490 a.C.) lutou contra o invasor persa ao lado de heróis, e em Salamina (480 a.C.) participou do combate naval e viu Deuses e heróis darem aos seus a desesperada vitória, que salvou e libertou os gregos. Em 458, quando Atenas é próspera, confiante e feliz com sua glória recente, apresenta  Orestéia , com coros magníficos, cenas terríveis e sublimes.

   A  Orestéia  de Ésquilo é um dos mais belos e ricos documentos literários da permanência e transformação do pensamento mítico ar­caico dentro do horizonte polí­tico e do contexto cultural de Atenas no século V a.C. Nesses versos elabora­se o pensamento político relativo às relações de poder e à questão da Justiça na  pólis , mediante o uso siste­má ­ tico de imagens e noções míticas legadas pela tra­dição.

    Em  Agamêmnon , o coro de anciãos argivos, perplexos e an­gus­tiados ante as contradições do presente, romemora a partida do grande exército coligado contra Tróia e interpreta os sinais divinos que acompanharam a partida. A terrível clareza das reflexões sobre justiça e poder permitiria aos anciãos prever o curso dos acontecimentos, se a dor não os impedisse. Entre os extremos da sacralidade e da violência, move-se a doutrina do coro sobre  hýbris  e analisam-se os crimes e a guerra dentro dos horizontes e da perspectiva política democrática.

    A explicitação dialética dos diversos pontos de vista presentes no drama na seqüência do prólogo, párodo, estásimos e das cenas da rainha a anunciar a vitória argiva sobre os troianos, do arauto, do dia regressário, do tapete purpúreo, de Cassandra e finalmente dos regicidas, define os limites próprios da cidadania democrática, e caracteriza as atitudes típicas da aristocracia e da tirania tradicionais, contrapostas à democracia contemporânea da época trágica.

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