A peça de teatro Heliogábalo, de Jean Genet (1910–1986), por muito tempo considerada perdida, foi recentemente descoberta em uma biblioteca nos Estados Unidos e ganha, agora, sua primeira edição brasileira. Traduzida por Régis Mikail e Renato Forin Jr., a obra chega ao país pouco mais de um ano após sua primeira publicação na França, em edição crítica organizada pelo professor François Rouget.
A obra foi escrita nos moldes do teatro clássico e apresenta a história ficcionalizada do imperador adolescente Heliogábalo (203–222), figura histórica e lendária que promoveu um curto e turbulento reinado do Império Romano. Misturando tensão política, espiritualidade, misticismo e crítica social, Genet transforma o palácio imperial romano em um grande palco onde tudo é performance: o Império, a família, a fé e o poder.
Heliogábalo questiona a própria noção de verdade e os meandros da essência humana, temas centrais na obra do autor. Sem exigir conhecimento prévio sobre a Antiguidade, a peça fala com inquietante atualidade ao abordar ditaduras infantilizadas, encenações reais ou virtuais da política, líderes místicos que orbitam entre o delírio e a autocracia, temas ressoam na trajetória desse déspota romano adolescente do decadentismo.
O manuscrito, que dá origem à esta edição, foi encontrado na Houghton Library, da Universidade de Harvard, e foi produzido por Genet em 1942, período em que esteve preso em Fresnes. Segundo os críticos, foi o momento mais fecundo de sua criação, coincidindo com o início da redação do romance Nossa Senhora das Flores. A publicação conta ainda com prefácio do professor François Rouget, que contextualiza a peça dentro da obra e da vida de Jean Genet.
Editora independente e sebo com loja online e loja física localizada no centro de São Paulo, na Rua Doutor Cesário Mota Júnior, 296 - Vila Buarque. E-mail: seboclepsidra@gmail.com - telefone fixo: (11) 3151-3879 / WhatsApp: (11) 91786-8881. Compramos, trocamos e vendemos HQs e livros seminovos e usados.